Otimizar Blog WordPress

As ferramentas que você tem na internet para otimizar blog feito no WordPress são numerosas, desde aquelas que estão ao alcance do usuário mediano, isto é, aquele que não conhece a fundo as plataformas e as ferramentas de internet, como para esses mais avançados.

No entanto, algumas ferramentas são um tanto complicadas, demandando mais aprofundamento, mais estudos por parte que quem quer melhorar o seu blog feito no WordPress. Se você precisa de algumas dicas para melhorar o desempenho do seu blog, siga nossas informações deste artigo e aplique-as no blog feito no WordPress. Ele, certamente, ficará muito mais rápido:

1.     Código HTML no template para otimizar Blog

 

Otimizar Blog WordPress

O seu código HTML deve estar validado e você não pode ter um código redundante. Faça com que o código esteja escrito com uma quantidade mínima possível de caracteres, dentro daquilo que você precisa. Quanto mais pesado for o HTML, mais vai demorar para rodar o seu blog na visualização. Não utilize demais tags como div e span, por exemplo.

 2.     Compressão do CSS do seu Blog

Utilize alguns truques para melhorar o desempenho e a performance do CSS, como por exemplo, usar declarações únicas (para margin, padding, background, border, font, list-style); coloque nomes pequenos em classes e IDs, ao invés de nomes descritivos, que são mais longos; utilize os seletores da maneira mais simples possível. Depois que seu arquivo CSS estiver pronto, use um compressor de CSS online para ganhar velocidade. Mas mantenha sempre um arquivo de backup com o código criado.

3.     Use o CSS Sprites para imagens do Blog

Em vez de ter vários arquivos de imagem no seu blog feito no WordPress, reúna o maior número possível de elementos gráficos numa só imagem. Usando a propriedade CSS background você consegue exibir os elementos que precisar. O tamanho do arquivo de imagem no CSS Sprites é bem menor do que várias delas, isso também reduz o número de requisições de HTTP, o que vai agilizar a visualização do seu blog.

4.     Poucas requisições de HTTP no seu Blog

Se quiser otimizar o desempenho do seu blog, tenha menos elementos dentro dele, como arquivos CSS, javascript, imagens, etc. Assim fica mais fácil carregar o seu blog, o que também vai melhorar bastante o desempenho. Os especialistas no assunto dizem que devemos ter no máximo 25 requisições de HTTP, se quisermos otimizar o desempenho do blog.

5.     Evite carregamentos externos

Os sites, ultimamente, estão repletos de código javascript e iframes de outros sites. Sempre que fazemos conexões de elementos externos, de outros sites ou blogs, estamos sobrecarregando o desempenho do nosso. Encontre alternativas que possam hospedar os widgets em seu próprio domínio, evitando fazer esses carregamentos. Muitos deles apenas mostram widget sem importância alguma, não acrescentando nada nem ao seu blog nem ao que o visitante está querendo.

6.     Página inicial do Blog com o mínimo possível

Selecione, no Web Developer o menu Informações > Visualizar > Tamanho do Documento. Ali você vai ver o tamanho de sua página e os elementos que fazem parte dela, como as imagens, os scripts, os arquivos CSS. Mantenha tudo isso em valores mínimos, não passando de 150KB.

7.     Resumo dos artigos na página inicial do Blog

Você pode otimizar mais a sua página se exibir apenas um resumo do artigo que postou. Assim, você coloca menos caracteres e faz o tempo de carregamento seja menor. Depois do blog carregado, pelos resumos o visitante poderá ou não ler o artigo, se isso lhe interessar.

8.     Diminua o número de plugins no seu Blog

A maior parte dos plugins possui seus próprios arquivos de imagens ou CSS. Quanto menor o número de plugins, melhor para o desempenho do seu site, o que também vai reduzir o número de requisições HTTP.

9.     Máximo de 5 imagens por Artigo de seu Blog

Quando você utiliza um número menor de imagens, você tem menos requisições HTTP, reduzindo o tempo de carregamento do seu blog feito no WordPress. Não exagere nas imagens e, nos artigos, não passe de 5 imagens. Você terá um blog mais limpo e o WordPress irá funcionar muito mais rapidamente.

10. Deixe a sidebar do seu Blog mais limpa

Existem coisas que você não precisa ter no seu sidebar. São componentes encontrados em qualquer lugar, não é preciso repetir, como calendário, blogroll e outros. Eles só servem para diminuir a velocidade de carregamento do seu blog. Basta desabilitá-los, removendo o código do seu tema WordPress.

Essas são ferramentas básicas para você aumentar a velocidade de carregamento do seu blog, o que é também muito mais saudável para o internauta que está visitando você. Utilize-as e faça seu blog disparar no carregamento, mas não se esqueça: se você está querendo ser um empreendedor digital, você precisa sempre aprender. Assim, nunca deixe de pesquisar sobre tudo o que houver na internet sobre criação de blogs.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Permitido usar estes HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>