Alguns dos melhores participantes de Programas de Afiliados de hoje são blogueiros e outras personalidades de mídia social, que têm um grande número de seguidores. No arranjo típico de marketing de afiliado, um empreendedor entra em um acordo com uma personalidade influente da Internet ou alguém disposto a representar um produto.

Este participante do programa promove o produto em questão através de links, banners, depoimentos ou outros conteúdos.

Em vez de utilizar sites especializados na divulgação de produtos o comerciante oferece uma comissão para os participantes do programa de afiliados interessados na divulgação do seu produto e paga um percentual do valor deste para cada venda realizada pelo participante. O acordo é lucrativo para ambas as partes, já que os comerciantes recebem novos clientes e aumentam seus lucros, enquanto os afiliados recebem suas comissões.

O marketing de afiliados é “um acordo em que uma parte (o comerciante) compensa a outra parte (o afiliado) por gerar vendas através da divulgação que esta realiza dos produtos daquela.

Programas de marketing de afiliados podem proporcionar um lucro substancial para um empreendedor, que através da sua capacidade de envolver pessoas formadoras de opinião, que tem uma relevância dentro de um mercado específico, alcançando com isso o interesse dos milhares de seguidores que estes líderes das mídias sociais possuem.

Se você está pensando em se tornar afiliado de um algum programa procure estudá-lo bastante antes de se cadastrar, pois existem vários tipos de programas de afiliados, então é bom escolher aqueles que mais se adequam as suas possibilidades de divulgação. É importante observar qual o tipo de publicidade é fornecida pelo programa (links e banners), se o produto a ser divulgado no programa combina com o conteúdo do seu Blog (Blog sobre emagrecimento e produtos de emagrecimento) e qual o percentual que o afiliado receberá por venda. Durante o tempo que tenho trabalhado com programas de afiliados aprendi muito e gostaria de dividir com você algumas dicas, que coloquei logo abaixo e espero que elas possam ajudá-los na escolha.

1. Cuidado com as lojas online.

Os programas de marketing de afiliados não funcionam tão bem quando é criada uma concorrência com lojas online, pois estas reduzem as vendas dos afiliados, deixando a parceria pouco atrativa. A maneira mais rápida para um empresário perder afiliados valiosos é usar técnicas que causem a perda de vendas destes, resultando na diminuição da receita e consequentemente no abandono da pareceria por parte do afiliado.

Em resumo, não vale a pena você (afiliado) competir com uma grande loja, que já possui um nome no mercado, pois entre você e a loja a grande maioria escolherá a segurança da loja, então fuja dos programas que oferecem este tipo de parceria, pois com certeza não serão muito lucrativos, escolha os que divulgam seus produtos apenas através dos afiliados.

2. Defina um preço adequado.

Os programas de marketing de afiliados pagam uma porcentagem de cada venda gerada a partir das atividades destes afiliados. Procure por programas que paguem acima de 40% do preço da venda (alguns pagam mais que isso). Fique atento as mudanças de comissão, pois alguns anunciantes colocam uma comissão alta no início e depois de algum tempo diminuem a sua porcentagem, olho nestas mudanças. Frequentemente são lançados produtos novos no mercado e como você não tem contrato de exclusividade pode optar por divulgar outro produto mais rentável.

Lembre-se: Afiliados influentes com muitos seguidores online em blogs, Twitter, Facebook e Instagram podem ter muitos produtos potencialmente disponíveis para eles representarem, então não se prenda a um produto, caso apareçam outros com uma proposta melhor faça a sua escolha.

3. Cooperar com os comerciantes certos.

Os afiliados de sucesso trabalham duro para criar influência. Os afiliados normalmente não irão se envolver com produtos se eles não inspiram confiança. Divulgue apenas bons produtos, pois o mais importante é ter credibilidade perante os seus visitantes.

Afiliados têm seus nichos. Os anunciantes devem direcionar e fazer acordos apenas com afiliados que operam dentro de sua indústria. Por exemplo, um anunciante que está divulgando utensílios culinários deve procurar afiliados, cujo público é formado por proprietários de restaurantes, consultores da indústria e outros envolvidos em áreas afins. Os afiliados podem manter blogs, sites, páginas de mídia social para compartilhar informações e links sobre o produto, pois é assim que se multiplica o número de clientes.

4. As melhores plataformas de Programas de Afiliados

Sem dúvida, a melhor e mais famosa plataforma de afiliados hoje em dia é o Hotmart. Lá você encontra diversos produtos para promover nas mais diversas áreas possíveis (de desenvolvimento humano até como ganhar dinheiro online ou como aprender inglês rápido). Além disso você conta com um nome altamente recomendado no mercado, que oferece segurança e garantia aos seus clientes, proporcionando a satisfação destes, que consequentemente retornarão, efetuando novas compras.

Os ganhos, como você já deve saber, vão depender da sua popularidade e capacidade de converter, mas existem vários produtos com porcentagens de comissão acima de 40%, bastando escolher o seu nicho de atuação!

E ai? Está pronto para pôr suas habilidades de marketing em ação? Comece a promover os produtos de afiliados agora mesmo!

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe o seu comentário. Ah! Não esqueça de se inscrever para receber as novidades do Blog!

Até a próxima.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Permitido usar estes HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>